sexta-feira, 23 de junho de 2017

PENSAMENTO POSITIVO , SERÁ QUE ISTO FUNCIONA?

São muitos os autores que há anos vem falando sobre o poder do pensamento positivo para a melhora da vida. Eu sempre me perguntava como posso pensar positivo se está tudo uma "merda" na minha realidade material? E como pensar poderia mudar tudo isto?

Eu poderia falar de inúmeras teorias, hipóteses e estudos sobre os efeitos da mudança de pensamento na realidade pessoal. Mas vou optar por uma forma simples e direta, pela minha experiência pessoal.

Durante muito tempo achei que o pensamento positivo fosse uma fantasia, mas em algum momento me dei o beneficio da dúvida "e se este negócio de pensamento positivo funcionar?". Então resolvi começar a fazer exercícios que colocassem a minha a atenção no positivo.


Coisas do tipo nunca reclamar e sempre agradecer; dar preferência a afirmações ao invés de negações como por exemplo: trocar o  "Não esquece" pelo "lembra"; ao invés de dizer que eu estava com um "problema" dizIa que tinha um "desafio". Pode parecer bobagem mas na medida em que fui praticando, percebi que me tornava uma pessoa mais alegre, menos cansada e mais disposta a tentar fazer as coisas darem certo.

Não foi como uma mágica ou algo que tenha mudado do dia para noite, mas pouco a pouco fui sentindo que estava menos ansiosa e mais disposta e assertiva com as minhas necessidades. E claro, quando conseguimos mais clareza e mais segurança para reconhecer e executar o que, de fato é prioritário, as chances de sucesso aumentam exponencialmente.

Então, sempre que leio (os mal falados para alguns) livros de autoajuda, foco em experimentar ao invés de ficar procurando questionar a ideia do autor. Exercitar o que foi lido é fundamental para sentir se, de fato, aquilo funciona. E sempre que chego a alguma conclusão de que aquilo "presta" ou não, percebo que isto não quer dizer nada, pois o que para mim pode ter funcionado não necessariamente surtirá o efeito nos outros, ou vice-versa.

Estar aberto a experimentar é realmente algo libertador. Se despir dos julgamentos em todas as instâncias da vida pode abrir infinitas possibilidades a serem escolhidas e vividas sem nada amarrar a nossa mente.

Espero que todos possam um dia vivenciar a liberdade de escolher entre o positivo e o negativo e chegar às suas próprias conclusões, à luz do que realmente se é individualmente.

Boa Semana
Fresia J Sa Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...