quarta-feira, 2 de julho de 2014

SE MANTENDO ASSERTIVO DIANTE DOS SAPOS

      Em praticamente todos artigos e programas que compartilhamos reafirmamos a importância de nos manter sempre fieis as nossas emoções, valores, crenças, opiniões. A manutenção desta postura pode nos proporcionar não só o desenvolvimento pessoal mas também o equilíbrio dinâmico da saúde.
      Dessa forma, para nos manter firme ao lado de nossas verdades é completamente desnecessário se tornar uma pessoa autoritária. Muito pelo contrário, quanto mais nos respeitamos mais facilmente aceitamos o outro.
      Neste sentido o comportamento assertivo se enquadra perfeitamente. Por isso vamos pontuar algumas técnicas de assertividade que podem nos ajudar muito no dia a dia:  
  1. Pense antes de falar e agir. 
  2. Com serenidade aceite que as pessoas pensem diferente de você.
  3. Admita os seus erros.
  4. Esteja aberto a negociação.
  5. Utilize a tecnica do NEVOEIRO, que se traduz pela aceitação da crítica negativa do outro, sem demonstrar intenção de mudar o comportamento que desencadeou a crítica. Isto quer dizer que você não deve negar a crítica ou se defender; nem tampouco se explicar, reagir ou contra-atacar.

      Exemplo:  
  • Talvez você tenha razão.
  • Talvez você tenha razão. Vou pensar nisso que você me disse.
  • Como é você que está me dizendo isso, eu prometo pensar em suas palavras



      Mas note que você age como o nevoeiro, o comentário feito passa sem reação, sem deixar vestígios, pelo menos aparentes. Em alguns casos você promete pensar no assunto...
Em nenhuma delas você concorda, mas, em todas, você desarma o gatilho de uma discussão possível e que poderia ter sido inevitável, com rumos imprevisíveis.



  1. Você também pode utilizar a técnica do DISCO RACHADO. Esta técnica consiste em repetir, com tranquilidade e sempre da mesma forma, o ponto de vista pessoal, ignorando as interrupções ou provocações que possam surgir da parte do interlocutor.

  • "O Sr. pode ter razão, mas eu não estou interessado!"
      A pessoa fica sem ação, você não manifestando discordância, você também não disponibiliza argumentos para que o outro lado possa rebater e garantir a continuidade do debate ou conversa, infindável, e isso então decreta o fim da conversa ou do pretendido debate.
      Esta técnica é simples: NEVOEIRO + DISCO RACHADO:

  • "Isto é possível! (NEVOEIRO) Mas eu não estou interessado." (DISCO RACHADO)
  • "O que o Sr. fala tem o seu valor (NEVOEIRO), mas eu não estou interessado." (DISCO RACHADO).


  1. Podemos agregar as estas duas técnicas (NEVOEIRO e DISCO RACHADO) , informação pessoal onde deixamos claro as nossas convicções, opiniões e sentimentos. Isto ajuda as pessoas, com as quais você estamos conversando, a perceber com quem estão lidando e conversando.

Para mais informações sobre assertividade deixo como sugestão o site www.merkatus.com.br - onde foi baseado grande parte deste texto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...